Criar um Site Grátis Fantástico

Ellen Gould White a mensagem do senhor

Ellen Gould White a mensagem do senhor

 

Ellen White, a Mensageira do Senhor

Postado em 02 October 2010 by jonatan

“Ellen Gould White (1827-1915) foi uma cristã americana, profetisa e escritora cujo ministério foi fundamental para fundação do movimento Adventista sabatista, que mais tarde veio a formar a Igreja Adventista do Sétimo Dia . Os adeptos do Adventismo consideram Ellen G. White uma profetisa contemporânea, embora ela mesma nunca tenha reivindicado para si esse título. Os adventistas acreditam que Ellen White teve o Dom de Profecia, como descritos em Apocalipse 12:17 e 19:10. A base dessa crença está no fato do Novo Testamento apontar que nos últimos dias os cristãos teriam novamente o dom de profecia para orientar a igreja.

Os escritos de Ellen White são restauracionista e se esforçam para mostrar a mão de Deus guiando os cristãos ao longo da história. Nos livros dela, fica evidente que existe um conflito cósmico sendo travado na terra entre o bem (Deus) e o mal (Satanás). Esse conflito é conhecido como a “a grande controvérsia” e foi fundamental para o desenvolvimento da teologia adventista.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ellen_white)

Assim começa a biografia de Ellwn White na Wikipedia. Mas, praticamente desde o início da Igreja Adventista do Sétimo Dia, seus membros têm crido que Ellen White foi uma pessoa inspirada por Deus. Os pioneiros da igreja, logo perceberam que, quando seguiam os conselhos dos profetas prosperavam e eram abençoados; mas quando não seguiam, vacilavam e tropeçavam.


“Desde 1844, quando contava com apenas 17 anos de idade, até 1915 – ano de sua morte – ela recebeu mais de duas mil visões.” Nisto Cremos, pág. 285.
Ela escreveu mais de 100.000 páginas manuscritas e estas “parecem suportar plenamente os testes bíblicos de um profeta verdadeiro e de trazer em seu próprio bojo as evidências de que provêm de uma fonte divina.” Uma Nova Era Segundo as Profecias do Apocalipse, pág. 422.
“Existem atualmente mais de 100 livros e 160 panfletos escritos por Ellen G. White ou compilados de seus escritos,” diz o Professor Alberto R. Timm, ex-diretor do Centro de Pesquisas Ellen G. White do Brasil.

Falando sobre as publicações de Ellen White e seus escritos a Wikipedia assim apresenta:

Ellen White é a autora feminina mais traduzida de não-ficção na história da literatura, bem como o mais traduzido autor de não-ficção americana de ambos os sexos. À época de sua morte as produções literárias de Ellen White totalizavam aproximadamente 100.000 páginas: 24 livros em circulação; dois manuscritos de livros prontos para publicação; 5.000 artigos em periódicos da igreja; mais de 200 tratados e panfletos; aproximadamente 35.000 páginas datilografadas de documentos e cartas manuscritas; 2.000 cartas escritas à mão e diários, que resultaram, quando copiados, em outras 15.000 páginas datilografadas. As compilações dos escritos de Ellen White feitas após a sua morte totalizam um número de livros em circulação de mais de 130. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ellen_white)

“A abrangência desse material é assombrosa. O conhecimento de Ellen White não se limitava a algumas áreas específicas. O Senhor transmitiu-lhe conselho em assuntos como saúde, educação, vida familiar, temperança, evangelismo, ministério de publicações, dieta adequada, obra médica e outras áreas. Talvez seus escritos no campo da saúde tenham sido os mais extraordinários, uma vez que a iluminação por ela recebida, em parte há mais de um século, tem sido comprovada através da moderna ciência.” Nisto Cremos, pág. 288.

Existem alguns livros maravilhosos editados em português: Primeiros Escritos, Patriarcas e Profetas, Profetas e Reis, O Desejado de Todas as Nações, Atos dos Apóstolos, O Grande Conflito, O Maior Discurso de Cristo, Parábolas de Jesus, Caminho a Cristo e dezenas de outros.
O livro Caminho a Cristo já foi traduzido para 145 línguas e dialetos, fazendo com que Ellen White tenha se tornado o quarto autor mais traduzido na história da literatura até o momento, e a escritora (do sexo feminino) mais traduzida no mundo.

Já no final de sua vida declarou: Permaneça eu viva, ou não, meus escritos falarão constantemente e sua obra continuará enquanto durar o tempo. Conselhos Para a Igreja, 20.

Inumeráveis pessoas utilizam seus livros e se espantam com o conhecimento que ela tinha em tão diferentes assuntos na época em que viveu.
William Foxwell Albright (1891-1971) era da América – e talvez do mundo – o principal e mais importante arqueólogo do século vinte. Ele recebeu seu Ph. D. (Doutorado em Filosofia) na Johns Hopkins University com 25 anos de idade, e durante os cinqüenta anos seguintes recebeu vinte e cinco doutorados “honorary” (doutorados de honra) de faculdades, universidades e seminários de fé protestante, católica romana e judaica. Ele escreveu mais de oitocentas
publicações sobre arqueologia, a Bíblia, e assuntos orientais. Na década de 1950 um de seus candidatos ao doutorados na Johns Hopkins (o já falecido Alger Johns), pôs o Dr. Albright em contato com os escritos de Ellen White. Sua curiosidade foi despertada, o famoso arqueólogo empreendeu-se em sua própria investigação da vida, obra, e reivindicações de Ellen White. E em seu livro “From the Stone Age to Christianity” ( Da Idade da Pedra ao Cristianismo), Dr. Albright citou a Sra. White como um dos cinco indivíduos a quem ele considerava como sendo autênticos “profetas” durante os últimos 250 anos. Citado por Roger W. Coon no livro “Um Dom de Luz”, pág. 59.

Como adventista do sétimo dia, me sinto feliz em ter Ellen G. White como uma das pioneiras da igreja. Tenho certeza de que ela foi uma pessoa inspirada por Deus para nos trazer luz sobre os últimos acontecimentos da história de nosso mundo.
Creio que ela foi divinamente usada durante sua vida e ainda é através dos seus escritos. É importante lembrar que mais do que a habilidade de um profeta prever o futuro (o que ocorria algumas vezes), seu principal objetivo era, simplesmente, ser um mensageiro de Deus. E sempre que o povo de Israel cria nos profetas de Deus, prosperavam (II Crônicas 20:20).

O dom de profecia não era restrito aos homens. Na Bíblia temos entre outros os exemplos de Míriã (Êxodo 15:20); Débora (Juízes 4:4); Hulda (II Reis 22:14); e até mesmo no tempo de Jesus, o livro de Lucas menciona uma profetisa chamada Ana (Lucas 2:36) e o livro de Atos fala de Filipe que tinha 4 filhas profetisas (Atos 21:8 e 9).

A própria Bíblia diz que haveriam profetas nos últimos dias:
E acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões.” (Joel 2:28)

Na verdade um dos dons que foram prometidos à igreja cristã foi o dom de profecia.
“E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo.” (Efésios 4:11,12)

Ellen Gold Harmon (nome de solteira de Ellen G. White) quando menina recebeu uma pedrada que lhe quebrou o nariz e quase morreu. Esse golpe a deixou entre a vida e a morte. A sua recuperação foi lenta e nunca mais foi capaz de freqüentar a escola regularmente.
Em dezembro de 1844 teve sua primeira visão, sobre o clamor da meia-noite. Você pode conhecer essa visão lendo o livro “Primeiros Escritos”.
Desde esta data até sua morte em 1915 ela esteve ativa, escrevendo sobre os mais diferentes assuntos. E ainda hoje seus livros são usados em faculdades e universidades.
É quase impossível ler os livros de Ellen White, sistematicamente, sem sentir a convicção de que eles são inspirados.
Cientificamente ela estava muito à frente de seu tempo. Só há pouco tempo a ciência está chegando às declarações que ela fez no século XIX. Naquela época ela falou sobre as causas do câncer, sobre os perigos do colesterol, sobre as ameaças à saúde provocadas pelo álcool e pelo tabaco, sobre a influência pré-natal.
Algumas de suas declarações falando sobre as “correntes elétricas no sistema nervoso” só foram compreendidas muitos anos depois:
“Os nervos cerebrais que se comunicam com todo o organismo são os únicos meios pelos quais o Céu se pode comunicar com o homem, e influenciar sua vida mais íntima. Seja o que for que perturbe a circulação das correntes elétricas no sistema nerevoso, diminui a resistência das forças vitais, e o resultado é um amortecimento das sensibilidades da mente.” – Testemunhos para a Igreja, volume 2, pág. 347.
Na época em que ela fez essa afirmação, isso parecia absurdo. Mas em 1929, Hans Berger, inventou um aparelho para medir a atividade elétrica do cérebro, o eletroencefalograma. Hoje milhares de laboratórios interpretam as tabelas de descargas elétricas dos cérebros humanos.
No dia 12 de janeiro de 1861, três meses antes do início da Guerra Civíl americana, Ellen White recebeu uma visão na igreja de Parkville, Michigan, em que lhe foram mostrados campos de batalha cobertos de mortos e moribundos. Relatando o que vira em visão, ela disse:
“Nesta casa, há homens que perderão seus filhos, nessa guerra.” – Ellen G. White: The Early Years, Vol. 1, pág. 463.
Pelo menos cinco famílias que estavam presentes naquele dia perderam filhos na guerra civil.
Outra predição de Ellen White foi feita em 1885:
“Quando o protestantismo enstender os braços através do abismo, afim de dar uma das mãos ao poder romano e a outra, ao espiritismo; quando, por influência dessa tríplice aliança, os Estados Unidos forem induzidos a repudiar todos os princípios de sua Constituição, que fizeram deles um governo protestante e republicano, e adotar medidas para a propagação dos erros e falsidades do papado, podemos saber que é chegado o tempo das operações maravilhosas de Satanás e que o fim está próximo.” – Testemunhos para a Igreja, Vol. 5, pág. 451.
“Quando ela escreveu essas palavras, os protestantes e católicos viviam em guerra uns com os outros. Em 1885, o movimento ecumênico ainda estava longe no futuro, mas os tempos mudaram muito. Só um exemplo: em 29 de março de 1994, 39 líderes protestantes evangélicos e católicos romanos assinaram um documento intitulado “Evangélicos e Católicos juntos: A Missão Cristã no Terceiro Milênio.” O Dom Profético nas Escrituras e na História Adventista, pág. 86.
“Por mais de 150 anos, os adventistas têm advertido o mundo sobre a reconciliação entre católicos e protestantes que se aproximava – mesmo quando todas as indicações políticas e religiosas faziam parecer impossível essa reconciliação. Hoje, evidentemente, o impossível se tornou quase inevitável, pois vez após outra católicos e vários protestantes estão se unindo em toda uma infinidade de assuntos.” O Dom Profético nas Escrituras e na História Adventista, pág. 87.

“Ela também alertou sobre o fumo, alcool, café, açúcar, queijos amarelos e o consumo de carne de porco, num tempo em que a ciência engatinhava nestes assuntos. Ela deu (conforme Deus tinha lhe mostrado) alertas sobre regime alimentar, excesso de trabalho (stress), atividade física regular, comer entre as refeições, a higiene, o repouso noturno, a influência da gestante sobre o bebê, a vida no campo, por causa da violência e infecção da atmosfera nas grandes cidades (poluição), coisas que somente foram consideradas pela ciência aproximadamente 130 anos após terem sido escritas. Suas previsões quanto a liderança mundial dos EUA, a restauração da influência católica e o aumento do espíritismo em todas suas formas têm se mostrado acertadas, bem como o aumento da degradação moral da sociedade, corrupção dos governantes e catástrofes da natureza.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ellen_white)


Ellen G. White foi importantíssima para a formação e desenvolvimento da Igreja Adventista do Sétimo dia. Seus livros nortearam a igreja nos campos da educação, da saúde e principalmente no estudo da Bíblia Sagrada.
Ela era amante da Bíblia e esta era seu livro principal de estudo.
“Perto do fim de sua vida, a serva do Senhor, com quase 82 anos de idade, assistiu à sessão da Associação Geral de 1909, realizada em Washington, D.C. Foi a última de que participou. O Pastor Elder W. A. Spicer, secretário da Associação Geral, relembrou as últimas palavras da Sra. White aos delegados.
“Ela foi à plataforma, no último dia da sessão, para dizer algumas palavras de ânimo e despedida, e então se dirigiu ao púlpito, onde havia uma Bíblia. Abriu o livro, e o segurou com as mãos trêmulas, devido à idade. E disse: Irmãos e irmãs, eu vos recomendo este livro.”
Sem nenhuma outra palavra, fechou o livro e retirou-se da plataforma. Foram suas últimas palavras na assembléia mundial da igreja remanescente.” Revista Adventista, novembro de 2004, 10.

Ela nunca escreveu nada que contradissesse a Bíblia Sagrada. Não testamos a Bíblia com base nos escritos dela, mas sim os escritos dela com base na Bíblia. Ela disse que seus escritos eram uma luz menor para guiar as pessoas à luz maior: a Palavra de Deus.
A Sra. White fez muitas previsões com base na inspiração do Espírito Santo. Não havia margem de erro. Entre elas ela previu uma guerra civil nos Estados Unidos. Em uma época que até os especialistas afirmavam aos americanos que não haveria uma guerra civil, ela fez uma declaração impressionante: “Em breve nossa nação estará em conflito e desordem.” Olhando para as pessoas na igreja onde estava, declarou: “Alguns de vocês perderão os filhos na guerra.”
Muitas de suas profecias têm se cumprido em nossos dias. E eu pessoalmente creio que as demais ainda se cumprirão.
A melhor forma de você decidir se Ellen White foi ou não uma pessoa inspirada por Deus, é lendo seus livros. Cada um tem os seus livros preferidos, e eu vou recomendar alguns dos meus: História da Redenção, Caminho a Cristo, O Desejado de Todas as Nações, O Grande Conflito entre outros. Todos são publicados pela Casa Publicadora Brasileira.
E para você que deseja ser mais semelhante a Jesus; que quer ter uma experiência mais profunda com Deus; uma vida mais saudável; quer ampliar o seu conhecimento da Bíblia; ter mais comunhão com Deus, estude a Bíblia e os escritos dessa mensageira.
“Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas e prosperareis.” (II Crônicas 20:20)

Foto de Ellen White e sua família em 1865

“O Senhor Jeová não fará coisa alguma, sem ter revelado o Seu segredo aos Seus servos, os profetas.” Ao passo que “as coisas encobertas são para o Senhor nosso Deus” (Amós 3:7), “as reveladas são para nós e para nossos filhos para sempre”. Deut. 29:29. DEUS NOS TEM DADO ESSAS COISAS, E SUA BÊNÇÃO ACOMPANHARÁ O ESTUDO REVERENTE DAS ESCRITURAS PROFÉTICAS, APOIADO DE ORAÇÃO.” — O Desejado de Todas as Nações, pág. 235.